segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Arranjos educativos locais e educação integral: com Dilma Presidente 13

O grande desafio para que o Programa Mais Educação fosse uma realidade foi a fazer com que o Ministério da Educação colocasse os pés nos territórios, de modo a agir por meio da participação na oferta dos serviços públicos. De outro modo o Governo Federal se manteria como o agente que opera por meio do Conselho Monetário Nacional.  A forma como essa aproximação com a realidade dos cidadãos se tornou uma realidade foi a ação conduzida por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação. O Governo Federal chegou aonde o povo está. Esse modo de atuar absorveu o conceito de arranjos educativos locais. Trata-se do reconhecimento dos equipamentos públicos existentes, da aliança entre os Governos Estaduais e Municipais, organizações não  governamentais, combinando ações efetivamente existentes e financiamento com atores sociais no chão das escolas. O Governo Federal não ficou em Brasília, ele se deslocou para o chão das escolas e olhou nos olhos de diretores, professores, funcionários das escolas e das secretarias, secretários de educação e pessoas voluntárias. Essa empreitada foi impulsionada pelo entusiasmo do Presidente Lula e sua vibração sem par. Tudo isso pulsa em nós, pensando na vocação política que nos trouxe até aqui. Com Dilma Presidente 13 essa energia vai continuar.

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